Conversão de Energia
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Energia é uma grandeza física que descreve o inter-relacionamento de dois sistemas. A interação entre os corpos e sistemas faz com que haja troca de energia.
Quando não temos efeitos dissipativos, por exemplo, um atrito, a troca de energia entre dois sistemas segue uma lei de conservação. O conceito de energia está associado à capacidade de realizar uma ação, ou produzir um trabalho.
A energia pode se apresentar de diferentes formas, tais como: energia luminosa, sonora, calorífica, mecânica, elétrica, entre outras.
Geração de energia hidrelétrica
Energia hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água.
A energia cinética promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, posteriormente, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema.
Conversor Termoelétrico
Com o conversor termoelétrico é possível verificar tanto o efeito Seebeck, quanto o efeito Peltier. O Efeito Seebeck, ou seja, com uma variação de temperatura entre as placas do equipamento, é possível gerar uma diferença de potencial, já o efeito Peltier é o inverso aplicando-se uma tensão aos terminais do conversor, que gera uma diferença de temperatura, fazendo com que uma placa esquente e a outra esfrie.